sábado, 18 de setembro de 2010

Análise das personagens " Capitães da Areia"

Análise das principais personagens. Ajuda bastante a entender certas atitudes durante o desfecho da história e a história.

 Capitães da Areia
 - Grupo de meninos de rua

Pedro Bala-
 Líder dos Capitães da Areia. Desde cedo foi chamado assim. Tem 15 anos e conhece todas as ruas e becos da cidade. Bala é considerado um herói por seu bando, traz nos olhos e na voz a autoridade de chefe. Muitas vezes ele tem que tomar decisões difíceis, se arrisca no que for preciso para lutar pelos meninos. Vai descobrir o amor ao lado de Dora. Descobre ser filho de um líder sindical morto durante uma greve, depois de deixar o grupo se engaja nesse tipo de causa.


Dora-
 Era a "mãe" de todos do trapiche, é amada por Professor e por Pedro Bala


Volta Seca-
 Afilhado de Lampião, tem ódio das autoridades e o desejo de se tornar cangaceiro. Pedia sempre ao professor que lesse para ele as notícias de seu padrinho, era também um fiel ajudante nos assaltos. 

Professor-
S
abia ler e assim passava as noites à luz da vela lendo livros que de algum modo foram adquiridos, e também muitas vezes lia as histórias para os capitães ou então inventava a partir do que já lera. Possuía um grande talento para desenhar, muitas vezes ganhava alguns réis desenhando casais e jovens nas ruas da Bahia. 

Gato-
U
m dos mais belos do grupo, quando chegou um dos meninos tentou se relacionar com ele, o que acontecia costumeiramente no trapiche, mas ele não se dispôs. Era vaidoso, elegante e tinha ginga de malandro. Andava arrumado dentro do que era possível, de acordo com sua realidade de menino de rua, o cabelo sempre melado de brilhantina barata. Com sua pouca idade, na adolescência se apaixonou por uma mulher da vida, Dalva. No início ela tinha um amante, mas foi até que ele se cansou dela e a partir de então ela e Gato iniciaram um caso. 


Sem Pernas-
 Era coxo e odiava tudo. Uma vez fora pego pela polícia e isso despertara nele uma grande amargura, os policiais o colocaram em uma sala e riam enquanto forçavam o menino a correr pela sala. Ele implicava com os meninos mais novos e novatos. Muitas vezes ele era usado nos planos de assalto a casas, batia a porta pedindo ajuda, declarando ser um órfão aleijado. Despertava a compaixão e assim ficava na casa até descobrir onde os bens preciosos eram guardados, indicando-os depois aos capitães da areia. Foi assim que certa vez ganhou uma nova mãe que via nele o filho perdido. Era bem tratado, mas a fidelidade aos capitães impedia que ficasse lá para sempre, e foi assim também que se envolvera com uma mulher de meia idade que lhe oferecia um amor carnal e incompleto.
 ( Comentário de idéia inspirada pela Professora... ''Dr. House seria inspirado em Sem- Pernas?'' rsrsrs)

Boa Vida-
Era esperto e também participava dos roubos.

João Grande-
 O
 "negro bom" como diz Pedro Bala, segundo em comando, com o porte físico forte e corajoso. Geralmente era ele quem cuidava das crianças menores quando chegavam ao trapiche.

Don'Anninha
 - mãe de Santo amiga dos Capitães da Areia. ( exemplo de vítima da falta de liberdade de religião)


Pirulito
- Grande fé cristã, o único que prestava atenção nos dizeres religiosos do Padre José Pedro, seu destino foi virar frade.


Barandão
-Nomeado chefe do grupo depois que Pedro Bala partiu para o grupo dos Índios Maloqueiros de Aracaju,onde tenta organizá-los como os capitão de areia.


Zé Fuinha- Irmão de Dora

Querido- de- Deus-
 é o mais célebre capoeirista da cidade, 25 anos de muita malandragem, mas também de trabalho pesado no mar, a bordo de seu saveiro. Virou uma referência para os Capitães da Areia, juntos passaram por várias aventuras. Foi ele quem apresentou o candomblé aos meninos e também a capoeira.

Obs:
Agradecimento à Wikipédia... rsrs acrescentando alguns detalhes!

0 Comments: